
Boss AC

Boss AC, nome artístico de Ângelo César do Rosário Firmino (nascido no Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde, a 3 de Janeiro de 1975), é um rapper e cantor português. É considerado um dos pioneiros do hip hop português.
Boss AC é filho da cantora cabo-verdiana Ana Firmino[1] e do pintor cabo-verdiano António N. Firmino (Toy Firmino). Nasceu em Cabo Verde e veio para Portugal ainda pequenino, passando a sua infância e adolescência em Lisboa.
Após a edição de Manda Chuva, em 2002, Boss AC juntou-se a Gutto (também chamado de Bantú nessa altura), o líder dos Black Company, uma das bandas que gravaram no Rapública, autores do que provavelmente foi o primeiro grande sucesso do rap português, o tema "Nadar". Boss AC e Gutto formaram a No Stress, actualmente uma das maiores produtoras de hip-hop em Portugal.
Nos anos seguintes, o rapper participou em trabalhos dos Xutos & Pontapés e dos Santos & Pecadores, compôs para cinema ("Zona J", "Lena"[14]) e televisão ("Masterplan", "Último Beijo").
Em 2006, o cantor foi candidato pela segunda vez consecutiva aos MTV Europe Music Awards,[15] na categoria de Best Portuguese Act.[2]
Boss AC tem participado em vários festivais de música cabo-verdianos, entre os quais o afamado Festival da Baía das Gatas, em São Vicente, o primeiro do género em Cabo Verde e geralmente considerado o mais conceituado.[1]
Em 2007, Akon convidou Boss AC para um remake do êxito "I Wanna Love You". Foi também lançado um videoclipe para o remake.
O hino da CMTV, do qual um excerto é reproduzido em separadores do canal, é também da autoria de Boss AC. O hino foi tornado público no dia do 2º aniversário do canal, em 2015.
Fonte: Wikipédia